PROJETOS
Neste vídeo, você acompanha atividades de uma oficina sobre contação de histórias, realizada no projeto Letras de Luz, programa de incentivo à leitura mantido pela Fundação Victor Civita e a Energias do Brasil.
ESTE PROJETO É REALIZADO PELA PREFEITURA DE
TEOTÔNIO VILELA EM ALAGOAS.
Para ler todo o conteúdo acesse
http://www.prefeiturateotonio.com.br/espacocultural.php?p=230
J U S T I F I C A T I V A
As histórias sempre fascinam o ser humano. Nas palavras ditas ou escritas de um bom narrador, os episódios adquirem vida. Somos então transportados para outro mundo real. Lá acompanhamos os personagens em suas aventuras e em seus dramas, compartilhamos suas alegrias e tristezas.
A arte de contar histórias é milenar. Após a invenção da imprensa a narrativa oral perdeu o status de principal maneira de transmitir saberes. No entanto, há sociedade que durante século utilizaram a palavra para manter a sua cultura, geração após geração.
Todo povo tem histórias que contam as coisas que precisam saber. Elas acompanham nossa vida, desde pequeno. Quem nunca parou para ouvir uma boa história contada pelo vovô, pela vovó, pela mamãe? Quem não gosta de ouvir ou de ler uma boa história?
As histórias são patrimônios da humanidade. E sabendo que, ouvir e contar histórias desenvolve a imaginação, resgata a cultura oral e incentiva a escrita, proporciona momentos lúdicos e de interação com o público, é que elaboramos o projeto contadores de histórias visando, assim, oferecer aos ouvintes um conjunto de ações que proporcionarão um encontro mágico com a leitura e com o objetivo de desenvolver a linguagem oral e escrita nos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (1° ao 5° ano).
As histórias sempre fascinam o ser humano. Nas palavras ditas ou escritas de um bom narrador, os episódios adquirem vida. Somos então transportados para outro mundo real. Lá acompanhamos os personagens em suas aventuras e em seus dramas, compartilhamos suas alegrias e tristezas.
A arte de contar histórias é milenar. Após a invenção da imprensa a narrativa oral perdeu o status de principal maneira de transmitir saberes. No entanto, há sociedade que durante século utilizaram a palavra para manter a sua cultura, geração após geração.
Todo povo tem histórias que contam as coisas que precisam saber. Elas acompanham nossa vida, desde pequeno. Quem nunca parou para ouvir uma boa história contada pelo vovô, pela vovó, pela mamãe? Quem não gosta de ouvir ou de ler uma boa história?
As histórias são patrimônios da humanidade. E sabendo que, ouvir e contar histórias desenvolve a imaginação, resgata a cultura oral e incentiva a escrita, proporciona momentos lúdicos e de interação com o público, é que elaboramos o projeto contadores de histórias visando, assim, oferecer aos ouvintes um conjunto de ações que proporcionarão um encontro mágico com a leitura e com o objetivo de desenvolver a linguagem oral e escrita nos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (1° ao 5° ano).
O B J E T I V O
Objetivo Geral:
Desenvolver a linguagem oral e escrita dos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da rede pública de ensino, através da leitura e contação de histórias.
Específicos:
- Despertar nos alunos o gosto pela leitura através de textos literários;
- Desenvolver as potencialidades artísticas e culturais através da poesia, contos, novelas, etc.
- Elevar a autoestima através dos textos e dinâmicas e melhorar sua capacidade de se comunicar, de conviver e de respeitar as diferenças;
- Estimular nos alunos a reflexão e a revisão de valores, atitude e comportamentos;
- Resgatar a tradição da arte de contar histórias;
- Partilhar a amizade, o companheirismo e a solidariedade entre os membros do grupo de contadores de histórias;
- Promover a diversão e o lazer nos espaços escolares e públicos.
A Ç Õ E S
- Organização de roda de leitura;
- Dramatizações de história;
- Momento de leitura livre;
- Apresentação do teatro de fantoche;
- Utilização de um banco de personagens para contação;
- Organização de oficinas de artes – confecção de elementos da narrativa;
- Exposição de livros;
- Momento de desenho livre;
- Apresentação com mímicas e músicas;
- Reconto de histórias;
- Montagem de varal literário;
- Desenvolvimento de oficinas de desenhos e pintura;
- Apresentações de painéis de leitura;
- Concurso de leitura (reconto e produção de poemas);
- Organização da hora do conto com personagens caracterizados;
- Exposição do mural de poesias;
- Realização da caravana da alegria e da caravana do natal;
- Arraial da leitura.
P R O C E D I M E N T O S M E T O D O L Ó G I C O S
A proposta de trabalho do Projeto Contadores de Histórias está dividido
em duas etapas: no primeiro momento, as atividades serão desenvolvidas na
Biblioteca Infantil do Centro Cultural, onde as escolas poderão trazer os
alunos para participarem das ações de leitura contidas na programação. No
segundo momento, os contadores de histórias visitarão as escolas e outras
instituições do município.
Os trabalhos dos contadores fundamentam-se na utilização da tradição da palavra falada a partir de atividades lúdicas e atrativas. Coerente com a proposta em vista será desenvolvida várias ações, a fim de proporcionar aos ouvintes oportunidades de poder ler por prazer, compartilhar histórias com os amigos, ter acesso fácil aos livros e assim adquirir o hábito pela leitura.
Os trabalhos dos contadores fundamentam-se na utilização da tradição da palavra falada a partir de atividades lúdicas e atrativas. Coerente com a proposta em vista será desenvolvida várias ações, a fim de proporcionar aos ouvintes oportunidades de poder ler por prazer, compartilhar histórias com os amigos, ter acesso fácil aos livros e assim adquirir o hábito pela leitura.
A V A L I A Ç Ã O
Durante as apresentações observando:
- Envolvimento do público;
- Solicitações das escolas;
- Exposição das opiniões;
- Atitudes e comportamentos relacionados à busca de mais leitura.
Objetivos:
Organizar e participar de um projeto de contação de histórias
Primeira etapa:
- Pesquisar, ler e escolher a história a ser contada. Treinar a leitura da mesma e se organizar para a construção do cenário e personagens.
- Fazer a escolha da história procurando aquela que se identifique com seus valores pessoais que incite a sua imaginação e que lhe dê prazer.
- Estudar a história procurando ler atentamente para saber de cor toda a trama, tendo com clareza na mente o esquema geral.
- Apreender aspectos principais de cada uma das partes da história (introdução, enredo, ponto de culminância e desfecho).
- Contar a história para si mesmo em voz alta, de preferência diante do espelho.
- Treinar a entonação de voz adequada, dramática, porém, com boa dicção, dar voz própria a cada personagem e controlar o tom de voz a passar sentimentos de calma, segredo, medo, atenção e etc.
- Reler a história no dia em que for contá-la e repassar os pontos principais alguns minutos antes.
Segunda etapa:
- Confecção do cenário e personagens da história escolhida.
Terceira etapa:
- Contar a história usando os recursos pedagógicos lúdicos.
- Após contar a história, incentivar uma discussão entre as crianças ou aplicar uma atividade que permitam que elas façam algumas reflexões sobre o que foi contado.
- Relacionar a história ao cotidiano da criança.
- Trabalhar coma as crianças valores como: alegria, amor, compartilhar, confiabilidade, cooperação coragem, cortesia, disciplina, honestidade, justiça, lealdade, misericórdia, paciência, paz, respeito, responsabilidade, solidariedade, solicitude, tolerância entre outros.
Observação:
As histórias escolhidas devem contemplar a faixa etária da educação infantil ao 5º ano do ensino fundamental. Todas as histórias escolhidas pelo grupo devem ser revisadas pela Professora de Práticas Pedagógicas, assim como as atividades a serem aplicadas.
http://escoladossonhosclaudia.blogspot.com.br/2011/12/projeto-contacao-de-historias-para.html
http://escoladossonhosclaudia.blogspot.com.br/2011/12/projeto-contacao-de-historias-para.html
muito bom o conteúdo perfeito para um projeto escolar.PARABENS
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